Espiritualidade

espiritualidade

Espiritualidade: mariana de raiz franciscana.

Na palavra "concepcionista" centra-se a espiritualidade mariana da Congregação. Como nos ensina a fé cristã, Maria, por desígnio divino, foi chamada a cooperar no plano redentor da humanidade. Por isso, foi Imaculada desde a sua conceição, isto é, cheia de graça.

Escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador do mundo, pronunciou o seu fiat, declarando-se a humilde serva do Senhor. Na humildade, simplicidade e pobreza da Casa de Nazaré, Maria, realizou a sua missão de mãe e educadora de Jesus, o Verbo de Deus feito carne, que veio ao mundo para servir o homem e resgatá-lo do pecado.

espiritualidade2

A Concepcionista no seu modo de ser e agir é chamada a proclamar e tornar visível, junto dos pobres e abandonados, a santidade e o amor maternal de Deus manifestados em Maria. A atitude de desprendimento interior de S. Francisco de Assis e o seu grande amor à pobreza evangélica

impressionou profundamente Madre Maria Isabel. Por isso nos seus escritos recomenda às Irmãs a vivência e prática da pobreza, considerando-a como a fortaleza da Congregação.